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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Semana Nacional de Trânsito

COMEMORAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
CARROÇA NA FRENTE DOS BURROS.
- Comemoramos esta semana a SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO, porém não temos muito a comemorar, pois só vemos bagunças no trânsito nosso de cada dia e mais de 40 000 mortes por ano! Isto é muito mais do que os soldados mortos em toda a guerra do Vietnan!
- As “autoridades” que comandam o trânsito nosso são useiros e vezeiros em aplicar regras (leis) de trânsito sem que haja um estudo antecipado sobre o assunto. É sempre assim. Vejamos, no caso da Lei Seca, ela entrou em vigor antes do pessoal da execução estar preparado devidamente para colocá-la em prática e o resultado está aí, muita gente dirigindo bêbada, sem que haja uma tomada de ação efetiva, não há consenso entre as autoridades para que em determinadas situações semelhantes, sejam dadas as mesmas soluções. Hoje, cada um toma uma decisão que lhe vem na cabeça. Na minha opinião, se o motorista for pego dirigindo alcoolizado, tem que ficar preso, no mínimo, até que a embriaguês passe e ainda ter a sua carteira de habilitação suspensa. Fora outras sanções cabíveis. Isto deveria ser aplicada sem restrições a todo mundo, doa a quem doer!
Outro caso é a inauguração da ampliação das marginais do rio Tietê; ela foi inaugurada sem as devidas sinalizações, causando muitas confusões e transtornos aos seus usuários. Agora na aplicação das multas, é muito preciso.
Outro caso de muita repercussão negativa é a proibição do tráfego de caminhões pelas marginais do rio Pinheiros e Avenidas Jornalista Roberto Marinho e Bandeirantes. Faltou estudar e indicar claramente as rotas que os caminhões deveriam fazer para atingirem as suas metas.
Esta decisão tomada sem nenhum estudo preliminar, provocou o caos no trânsito, não só na capital, mas em outros municípios vizinhos. Extendeu o problema da capital para a vizinhança.
Não é muito lógico e racional que proíba o tráfego de caminhões em favor dos automóveis particulares; como é que fica o abastecimento da cidade? Antes uma entrega que poderia ser feita com um caminhão agora necessita de três ou mais VUC’s, e tem o agravante que certos materiais não podem ser transportados por VUC.
Moro em Cotia que fica a 30 Km do centro da capital e venho umas três vezes por semana para São Paulo, depois da proibição , no mesmo trajeto Cotia – Pinheiros que o ônibus fazia em 1 hora e dez minutos, aproximadamente, hoje demora, no mínimo, 2 horas. Tenho convicção de que lá pelas bandas do ABCD, Taboão da Serra, Embu, Embu das Artes também estão sentindo o mesmo efeito desta insensatez.
Do que fazer estas mudanças, por que não melhorar os transportes coletivos? Se eles forem melhorados, mais de setenta por cento (70%) dos trabalhadores que hoje utilizam carros para se locomoverem para os seus trabalhos, passariam a utilizar o transporte coletivo, segundo uma pesquisa feita recentemente.
- Outro assunto polêmico é a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas para o transporte de crianças nos automóveis. Não deu o tempo suficiente para se instalar essas cadeiras em todos os carros! Pois se deslocarmos para o interior, há locais em que não têm cadeiras para comprar! Aí tome multas!!! Acho que as cadeirinhas são importantes para a segurança das crianças, mas antes tem que ser tomadas providências para que não aconteçam acidentes, com fiscalizações efetivas, educação dos motoristas em geral.
Por essas e outras, eu digo que as nossas “autoridades costumam colocar a CARROÇA NA FRENTE DOS BURROS!
Uma outra pergunta: Por que não se instala uma linha de metrô até o aeroporto de Congonhas? Isto aliviaria muito o trânsito na região e ainda facilitaria muito os passageiros que chegam e partem de avião de lá.
Uma sugestão: Utilizar a mídia para propagar o CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO, incansavelmente, nos horários nobres, inserções nos noticiários e nas novelas, pois muitos motoristas erram por não conhecerem as regras e o significado de sinais de trânsito.
Yogoro Narahashi
Cotia, 20 de setembro de 2010.

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