Postagens populares

domingo, 14 de agosto de 2011

Bicicletas no Trânsito

BICICLETAS NO TRÂNSITO

No domingo dia 17 de abril passado, assisti o programa da TV Globo, Pequenas Empresas Grandes Negócios, que apresentou no seu quadro de franquias, um empresário que está abrindo lojas para aluguéis de bicicletas. Muito boa a sua iniciativa, porém logo que vi a apresentação do programa, lembrei de uma coisa muito importante que o pessoal que trabalha nesse ramo de negócio, não leva em conta: A questão de segurança! Notei que nenhuma bicicleta dele não tem condição de sair andando pelo trânsito, faltam os itens de segurança exigidos pelo CONTRAN, tais como : Olho de gato, espelhos retrovisores, refletores nas rodas, principalmente. Um item que não pertence à bicicleta, mas que para andar com ela é necessário, é o capacete. O bicicletário tem que ter esse item para alugar também
É louvável a iniciativa de incrementar o uso de bicicletas, pois o seu uso para ir e voltar para trabalhar, além de diminuir os congestionamentos de trânsito nas ruas da cidade, diminuiria a poluição também. Porém o lado da segurança tem que ser levado em conta. Tenho notado que se for aplicar as regras do CONTRAN, 99,9% das bicicletas em uso, não poderia estar transitando pelas ruas da cidade, nem os ciclistas que andam por aí estão respeitando as regras, muitos andam sem capacete que é um item primordial na segurança.
AS nossas autoridades deveriam fiscalizar intensamente essas lojas de aluguel de bicicletas, liberando os seus alvarás de funcionamento somente quando todas as bicicletas de uma dada loja estiverem equipadas de acordo com as regras do CONTRAN e além disso ter os capacetes para alugar, não deixando nenhum ciclista sair da loja sem o capacete.
Vai encarecer o uso das magrelas? Vai sim, mas se não forem tomadas as devidas precauções antes do grande incremento do uso delas, haverá muitos acidentes a se lamentar.
Outra sugestão é para obrigar os ciclistas a usarem coletes, no mínimo com refletores, como os usados pelos guardas de trânsito. Poderia também utilizar coletes com luz própria piscante à noite, pois isso tornaria bem mais visível aos motoristas.
Acho que os próprios ciclistas deveriam tomar a iniciativa com as suas seguranças.
Yogoro Narahashi

RG: 3 793 126-3 Telefone: (11) 4614-3758


Nenhum comentário:

Postar um comentário